Pontos Turísticos de Santa Maria

Vila Belga

Foi o primeiro conjunto habitacional do estado tendo 84 casas de arquitetura eclética ,com elementos art noveau ,servindo como moradia para os funcionários da empresa belga que exploravam a estrada de ferro .

Calçadão

É o ponto de encontro da cidade ,onde se encontram vários estabelecimento comerciais ,cafés ,shoppings ,restaurantes.


Catedral Diocesana

Inaugurada em 1909 ,apresenta um arquitetura eclética, com elementos de vários momentos da história da arte como o barroco e neoclássico. Em seu interior abriga afrescos do reconhecido artista italiano Aldo Locatelli, tendo como temática Nossa Senhora Imaculada Imaculada Conceição.


Memorial Mallet

Inaugurado em 1968 ,reúne em seu acervo materiais didático paleontológico, arqueológico, históricos contando um pouco da trajetória da UFSM. Em 1981 incorporou ao seu acervo as peças do Museu Victor Bersani pertencendo este a Sociedade União Caixeiros Viajantes tendo a soma total de 6.000 peças em seu acervo.


Museu Gama d' Eça

Inaugurado em 1968 ,reúne em seu acervo materiais didático paleontológico, arqueológico, históricos contando um pouco da trajetória da UFSM. Em 1981 incorporou ao seu acervo as peças do Museu Victor Bersani pertencendo este a Sociedade União Caixeiros Viajantes tendo a soma total de 6.000 peças em seu acervo.


Theatro Treze de Maio

Foi inaugurado em 1890,possui arquitetura com estilo neoclássico. Já serviu como sede de um jornal, Forúm e Biblioteca Pública passando em 1992 por restaurações e adaptações do local. Hoje o theatro realiza a apresentação de espetáculos teatrais ,de danças, de música entre outros.


Basilíca N.S. Medianeira

Inaugurada em 1985. Nossa Senhora Medianeira ,padroeira do RS, realiza -se no segundo domingo do mês de Novembro sua romaria Estadual tendo participação de milhares de romeiros.


Santuário Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt

Este Santuário venera Maria como Rainha Mãe e Vencedora Três vezes Admirável ,seguindo o mesmo padrão da 1ª capela em estilo gótico e originários da Alemanha.


Igreja Nossa Senhora das Dores Construída em 1944,sua arquitetura mostra características barrocas e clássicas e em seu interior há pinturas de Ângelo Lazzarini .


Museu Casa Diácomo João Luiz Pozzobon

Foi inaugurada como Museu em 1990. Esta casa foi o local onde o Diácomo João Luiz Possobon viveu até sua morte em 1985 e continua ainda hoje conservada inclusive com seus objetos de uso pessoal .


Catedral do Mediador

Inaugurada em 1906 teve o reverendo Charles Segel como autor do projeto arquitetônico que teve a inspiração no estilo gótico a Igreja Anglicana foi elevada à Catedral em 1950. Sofreu obras internas em 1986 e 1993 e no ano seguinte foi restaurada. A Catedral ainda possui janelas ,vitrais e portas originais da inauguração .


Sinagoga Itzhak Rabin

A pedra fundamental da sinagoga foi lançada em 1926. No ano de 1997, a sinagoga sofreu uma restauração e recebeu de sua comunidade de Israel o nome do prêmie Itzhak Rabin que fora assassinado em 1995.Sua arquitetura teve influência das construções trazidas pelos imigrantes da Bessarábia ,atual Ucrânia e Romênia ,que ressalta os elementos geométricos e a simetria da fachada .


UFSM

Primeira Universidade do interior do Brasil. Atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Possui 56 habilitações em Graduação e 45 em pós-graduação. No Planetário, onde se reproduz fielmente o céu, encontra-se o primeiro Museu Interativo de Astronomia do Brasil.


Museu Vicente Pallotti

Inaugurado em 1935, é considerado um dos maiores e mais completos museus do RS, possui milhares de peças, classificadas em diversas seções: mineralogia, arqueologia, paleontologia, zoologia, iconografia, botânica, material bélico, antigüidades, arte e cultura indígena.


Dinotchê Visite o espaço temático Dinotchê - Conheça as teorias sobre a formação do universo e o início da vida na terra. Saiba sobre os répteis que habitaram esta região no período triássico (antes do jurássico), há mais de 200 milhões de anos. Saiba também sobre o Staurikossaurus pricei, e veja sua réplica em tamanho natural.


Planetário

Inaugurado em 14 de Dezembro de 1971, pelo reitor fundador da Universidade Federal de Santa Maria, Prof. José Mariano da Rocha Filho, o Planetário da UFSM, está localizado no Município de Santa Maria RS, foi o primeiro no RS, e a UFSM foi a primeira Universidade Brasileira a possuir um Planetário no seu campus universitário.


Monumento dos Ferroviários

Inaugurado em 1932, tornou-se um marco histórico da viação férrea. Está localizado no bairro Itararé, apresentando uma vista panorâmica de Santa Maria.


Núcleo Antártico

O Núcleo possui uma exposição permanente e outra etinerante sobre o continente. Exposição científico-cultural de fotografias, mapas, exemplares da fauna e flora marinha, entre outros .


Fonte: http://www.santamariatur.com.br/pontos.htm



Cadastre-se e receba nossas promoções e novidades!

CNPJ: 95.624.219/0001-78 | © 2019 | Todos os direitos reservados

    Santa Maria RS - Rio grande do sul